12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO7 min de leitura

Por muito tempo acreditou-se que quadrinho era coisa de homem. Não é e nunca foi. Por mais que ainda seja uma mídia (outra) em que as mulheres precisem lutar para ganhar espaço, existem muitas obras incríveis ressaltando o protagonismo feminino. São histórias de aventura, drama, fantasia e ficção científica recheadas de personagens – garotas e mulheres – com bastante personalidade e que vieram nos mostrar que o mundo é nosso também.

Montei uma lista com 12 quadrinhos que nos apresentam personagens femininas como protagonistas. São histórias que li recentemente, apenas um pequeno exemplo de tantas obras incríveis disponíveis por aí, então muita coisa bacana ficou de fora.

Conhece algum quadrinho bacana que ficou de fora? Escreva nos comentários e nos ajude a espalhar mais histórias maravilhosas pelo mundo 😉

Academia Gotham

(Becky Cloonan | Brenden Fletcher | Karl Kerschl)

A história de se passa no universo de Batman, mas tem uma visível influência de Harry Potter. A trama envolve aventuras e mistérios em uma escola interna em Gotham e tem como protagonista Olive, uma jovem que precisa descobrir vários segredos envolvendo sua família. Muitos personagens queridos de Batman aparecem, seja ao lado de Olive ou lutando contra ela.

protagonismo feminino academia gotham conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Alias

(Brian Michael Bendis | Michael Gaydos)

Alias se concentra na vida da heroína Jessica Jones após se desligar dos Vingadores. Ela agora trabalha como detetive e resolve vários mistérios particulares, mas, mesmo sem querer, acaba se vendo sempre à sombra dos super-heróis mascarados que um dia foram seus companheiros. Em pequenas aventuras sem um grande vilão, Alias se constrói em cima dos dilemas pessoais de Jessica e o que ela pode fazer sozinha para ajudar quem precisa.

protagonismo feminino alias conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

 

Desconstruindo Una

(Una)

Desconstruindo Una é um quadrinho extremamente necessário. Por meio da própria experiência, a autora relata toda uma série de violências sofridas por mulheres ocorridas na década de 1970, mas que permanecem atuais. Ela também mostra como a culpabilização da vítima e o culto aos homens responsáveis por tais violências impregnam nossa sociedade de tal forma, que a própria justiça não sabe como ajudar aquelas que mais precisam. Aqui, a história de abusos sofridos por Una se mescla à de várias mulheres assassinadas no interior da Inglaterra. O ato, motivado pelo ódio de um homem que julgava ter poder sobre a vida e o , permaneceu marcado na história junto com ele, enquanto elas se perderam na memória dos cidadãos. Para muitos, as mortes poderiam até ser justificáveis, considerando o estilo de vida de algumas das vítimas – afinal, eram vadias. Como um tiro no estômago, Una nos faz ver como a voz das mulheres nada vale na nossa sociedade, que prefere condenar a ouvir e entender.

protagonismo feminino desconstruindo una conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

 

Graphic MSP – Mônica: Força

(Bianca Pinheiro)

Nesta reinterpretação feita por Bianca Pinheiro, vemos Mônica, uma das personagens mais amadas dos quadrinhos brasileiros, vivendo uma situação que nunca foi abordada em suas histórias originais: a separação de um casal. Com apenas seis anos, Mônica precisa encontrar força em si mesma enquanto lida com um momento delicado da relação de seus pais, algo pelo qual muitas crianças passam, mas não sabem como enfrentar.

protagonismo feminino graphic msp monica conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Lumberjanes

(Shannon Watters | Grace Ellis | Brooke A. Allen | Noelle Stevenson)

Um quadrinho sobre garotas feito por garotas. Em Lumberjanes, cinco jovens vivem diversas aventuras e mistérios em um acampamento de verão, provando mais uma vez que esse tipo de história não é só para garotos e nem deve ser vivido só por garotos. O formato da narrativa é bem criativo: cada capítulo representa um distintivo de escoteiro relacionado aos perigos e desafios enfrentados pelas garotas naquele momento. Monstros, deuses gregos, sereias, troca-peles e muita diversidade, aventura e mistério formam os ingredientes desta história.

protagonismo feminino lumberjanes conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Ms. Marvel

(Sana Amanat | Stephen Wacker | G. Willow Wilson | Adrian Alphona)

Ms. Marvel é uma aventura divertida e despretensiosa, e conta com uma protagonista bem cativante. Mulçumana, filha de paquistaneses e nascida em Jersey (Estados Unidos), Kamala se vê envolvida em um conflito interno que vai além da adolescência: ela quer entender quem é realmente. Inspirada pelos Vingadores, a jovem também deseja poder fazer coisas especiais, e logo se vê assumindo a capa de Ms. Marvel com a missão de manter sua cidade a salvo. Mas Kamala não é apenas mais uma heroína espalhada pelo país; ela é Kamala Khan, e tem um jeito próprio de resolver as coisas, mesmo que pareça um pouco desastrada.

protagonismo feminino ms marvel conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Mulher-Maravilha

Os Novos 52 – (Brian Azzarello | Cliff Chiang)

Aqui, a Mulher-Maravilha precisa lidar com todo o poder dos deuses gregos enquanto faz de tudo para salvar uma humana e seu filho. Enquanto descobre a verdade sobre seu passado e seu relacionamento com os imortais do Olimpo, Diana enfrenta seres poderosos que desejam a morte da criança. O maior desafio da heroína é entender quem está ao seu lado. Em meio a tantas traições, ela acaba descobrindo novas amizades e uma força até então desconhecida junto a elas. Um dos pontos fortes desta saga é a forma criativa como os deuses são representados.

protagonismo feminino mulher maravilha conte historias 1 300x166 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Terra Um – (Grant Morrison | Yanick Paquette)

Nesta história, conhecemos uma das várias versões para a origem da Mulher-Maravilha e como ela estabelece sua relação com o mundo além da Ilha Paraíso. Esta saga também é mais representativa, nos apresentando um Steve negro e reafirmando a diversidade e força feminina.

protagonismo feminino mulher maravilha conte historias 2 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Nimona

(Noelle Stevenson)

Uma aventura fantástica que consegue mesclar tão bem (e de maneira bastante humorada) magia e ciência. Empoderamento feminino, amor entre dois homens e a revolta de um povo contra um governo opressor constroem as bases desta história. E a personagem Nimona não poderia ser mais representativa: uma homenagem a todas as meninas e mulheres, que possuem tantas facetas diferentes e não precisam ser salvas simplesmente por serem quem realmente são.

protagonismo feminino nimona conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Paper Girls

(Brian K. Vaughan Cliff Chiang)

Paper Girls é uma releitura das aventuras dos anos 80, como Conte Comigo e Os Goonies (e a atual Stranger Things), mas vivido por garotas. Em um dia de Halloween, quatro entregadoras de jornal (as primeiras meninas da cidade a fazer isso!) acabam se deparando com um mistério envolvendo viajantes do tempo e monstros. Sem entender muito bem o que está acontecendo, elas precisam descobrir como sobreviver a vários períodos e lugares diferentes.

protagonismo feminino paper girls conte historias 300x175 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Saga

(Brian K. Vaughan | Fiona Staples)

Saga é conhecido por ser uma mistura de Romeu e Julieta e Star Wars. A história é centrada em Alana e Marko, um casal que precisa fugir da guerra para ficar junto, pois ambos pertencem a nações rivais. Para complicar, os dois têm uma filha, chamada Hazel, que desperta o ódio das lideranças de cada lado. Sem tempo para tomar fôlego, somos jogados em um universo gigantesco, de mundos e criaturas nunca antes imaginados, de tragédias e breves momentos de felicidade, onde cada um luta por aquilo que acredita, e precisa, de alguma forma, sobreviver ao caos da guerra. A cada novo volume, Saga mostra o quanto seu roteiro é brilhantemente construído. Mesmo que a história se passe em outros mundos, é impossível não pensar que ela também é, de certa forma, um reflexo da nossa realidade.

protagonismo feminino saga conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

Valentine

(Vanyda)

A história deste quadrinho é, basicamente, sobre a adolescência de uma garota chamada Valentine. A trama pode até parecer simples, mas é justamente nessa simplicidade que mora a genialidade da autora, Vanyda. É impossível não se identificar com as situações vivenciadas vela jovem francesa e suas amigas. Como muitos críticos já apontaram, Valentine é um dos melhores retratos já feitos sobre a adolescência. A forma como Vanyda dialoga conosco, leitores, é impressionante, e ela fala muito sem necessariamente abertamente sobre algo. Um olhar de Valentine ou a maneira como ela interage com as amigas já nos contam tudo que precisamos saber sem que a autora precise explicar o que está acontecendo.

protagonismo feminino valentine conte historias 300x167 - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO

adele conte historias - 12 QUADRINHOS COM PROTAGONISMO FEMININO
Últimos posts por Adele Lazarin (exibir todos)