A literatura mundial está repleta de personagens femininas marcantes e inspiradoras. Elas são múltiplas, assim como toda mulher da vida real, capazes dos mais variados sentimentos e realizações. Conheça, a seguir, nove personagens femininas inesquecíveis da literatura escolhidas pela equipe do Conte Histórias.
Ana – ‘A Garota no Trem’
Diego Vieira
“Porque ela não é a que sabe mais feitiços ou artes marciais. Mas sim aquela que mesmo amando ser mãe, admite sentir falta de ser e se sentir mulher e até amante. Que não oculta seus desejos, inclusive os menos convencionais. Pode não ser minha personagem feminina preferida, mas, dentro da temática, a Ana de A Garota no Trem desnuda a alma da mulher como ninguém.”

Annabeth Chase – série ‘Percy Jackson’
Vitória Castro
“Por ser uma das heroínas mais interessantes e perspicazes da literatura infanto-juvenil. Personagem da série Percy Jackson, herdou a sabedoria da mãe, Atena. Estrategista nata, especialista em adagas, entusiasta da arquitetura. Com auxílio de seu boné da invisibilidade, desbrava o mundo dos semideuses e faz de tudo para salvar seus amigos. Como não amar uma personagem tão determinada?”

Arya Stark – ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’
Michel Costa
“Por deixar de lado o velho conceito de donzela das histórias medievais para se tornar uma guerreira destemida, astuta e letal. Quando o inverno chegar a Westeros, Arya estará preparada.”

Ceinwyn – ‘As Crônicas de Arthur’
André Diniz
“Porque mesmo em um tempo dominado pela violência, homens mais bárbaros e tradições, na qual é utilizada apenas como ferramenta para tratados políticos, consegue se impor e ser vista como uma igual quando está em locais “exclusivos” para os homens da época.”

Diadorim – ‘Grande Sertão Veredas’
Rodrigo Chama
“Por ser uma personagem construída com a profundeza da alma humana e representar os nossos desejos de pertencer, acima de tudo, ao mundo. Filha, donzela, jagunço e protagonista da sua história. Neste ponto, me sinto como Riobaldo: ‘Diadorim deixou de ser nome. Virou sentimento meu'”.

Éowyn – ‘O Senhor dos Anéis’
Adele Lazarin
“Éowyn vive em um mundo onde mulheres devem fazer aquilo que é esperado delas, e não o que elas de fato querem. Com muita vontade e determinação, ela quebra essa barreira e elimina um dos piores males da Terra Média.”
Hermione Granger – série ‘Harry Potter’
Camila Servello Aguirre
“Porque das bruxas da idade dela, ela é a mais inteligente. Hermione sempre me cativou ao mostrar que a força não está apenas nos músculos, mas no conhecimento que se tem.

Lady Macbeth – ‘Macbeth’
Yuri Szirovicza
“Por ser grande exemplo de ambição e de busca pelo que você deseja a qualquer custo, mesmo que isso custe muito. Seus talentos para dissimulação e sua ambição sem igual quebraram a imagem de objeto de decoração que as representações da época faziam sobre as rainhas.”

Úrsula Iguarán – ‘Cem Anos de Solidão
Tiara Gonçalves
“Úrsula Iguarán é o coração da família Buendía, seu esteio e sua força. É uma personagem que representa o poder das mulheres, é a personificação da mulher comum, da mãe. É rigorosa, destemida e com um apurado senso de justiça. Não existiria Macondo sem Úrsula Iguarán, que carrega e cuida de todos por mais de cem anos.”

Equipe Conte Histórias
Últimos posts por Equipe Conte Histórias (exibir todos)
- Lista | Indicações de Natal 2018 - 18 de dezembro de 2018
- Conte Histórias apresenta - 9 de novembro de 2018
- Venha para o Conte Histórias! - 6 de setembro de 2018
