Lista | 9 personagens femininas da literatura

A literatura mundial está repleta de personagens femininas marcantes e inspiradoras. Elas são múltiplas, assim como toda mulher da vida real, capazes dos mais variados sentimentos e realizações. Conheça, a seguir, nove personagens femininas inesquecíveis da literatura escolhidas pela equipe do Conte Histórias.

Ana – ‘A Garota no Trem’

Diego Vieira

“Porque ela não é a que sabe mais feitiços ou artes marciais. Mas sim aquela que mesmo amando ser mãe, admite sentir falta de ser e se sentir mulher e até amante. Que não oculta seus desejos, inclusive os menos convencionais. Pode não ser minha personagem feminina preferida, mas, dentro da temática, a Ana de A Garota no Trem desnuda a alma da mulher como ninguém.” 

Ana, de 'A Garota no Trem'.

Annabeth Chase – série ‘Percy Jackson’

Vitória Castro

“Por ser uma das heroínas mais interessantes e perspicazes da literatura infanto-juvenil. Personagem da série Percy Jackson, herdou a sabedoria da mãe, Atena. Estrategista nata, especialista em adagas, entusiasta da arquitetura. Com auxílio de seu boné da invisibilidade, desbrava o mundo dos semideuses e faz de tudo para salvar seus amigos. Como não amar uma personagem tão determinada?”

Ilustração da personagem Annabeth, da série 'Percy Jackson'.

Arya Stark – ‘As Crônicas de Gelo e Fogo’

Michel Costa

“Por deixar de lado o velho conceito de donzela das histórias medievais para se tornar uma guerreira destemida, astuta e letal. Quando o inverno chegar a Westeros, Arya estará preparada.”

arya-conte-historias

Ceinwyn – ‘As Crônicas de Arthur’

André Diniz

“Porque mesmo em um tempo dominado pela violência, homens mais bárbaros e tradições, na qual é utilizada apenas como ferramenta para tratados políticos, consegue se impor e ser vista como uma igual quando está em locais “exclusivos” para os homens da época.”

Ceinwyn

Diadorim – ‘Grande Sertão Veredas’

Rodrigo Chama

“Por ser uma personagem construída com a profundeza da alma humana e representar os nossos desejos de pertencer, acima de tudo, ao mundo. Filha, donzela, jagunço e protagonista da sua história. Neste ponto, me sinto como Riobaldo: ‘Diadorim deixou de ser nome. Virou sentimento meu'”.

Imagem ilustrada de Diadorim, personagem de "O Grande Sertão Veredas'.

Éowyn – ‘O Senhor dos Anéis’

Adele Lazarin

“Éowyn vive em um mundo onde mulheres devem fazer aquilo que é esperado delas, e não o que elas de fato querem. Com muita vontade e determinação, ela quebra essa barreira e elimina um dos piores males da Terra Média.”

Eowyn GIF - Find & Share on GIPHY

Hermione Granger – série ‘Harry Potter’

Camila Servello Aguirre

“Porque das bruxas da idade dela, ela é a mais inteligente. Hermione sempre me cativou ao mostrar que a força não está apenas nos músculos, mas no conhecimento que se tem.

Ilustração de Hermione Granger, da série 'Harry Potter.

Lady Macbeth – ‘Macbeth’

Yuri Szirovicza

“Por ser grande exemplo de ambição e de busca pelo que você deseja a qualquer custo, mesmo que isso custe muito. Seus talentos para dissimulação e sua ambição sem igual quebraram a imagem de objeto de decoração que as representações da época faziam sobre as rainhas.”

macbeth 1948 2

Úrsula Iguarán – ‘Cem Anos de Solidão

Tiara Gonçalves

Úrsula Iguarán é o coração da família Buendía, seu esteio e sua força. É uma personagem que representa o poder das mulheres, é a personificação da mulher comum, da mãe. É rigorosa, destemida e com um apurado senso de justiça. Não existiria Macondo sem Úrsula Iguarán, que carrega e cuida de todos por mais de cem anos.”

Ilustração de Úrsula Iguarán, de 'Cem Anos de Solidão'.
Ilustração: Carybé
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s