Quando se fala em diversidade, costuma-se pensar que estamos diferenciando, incluindo coisas novas em nossas histórias. Pelo contrário, o que precisamos é de obras que não diferenciem, mas representem a sociedade como um todo. Uma literatura com representatividade significa ter um mundo, fantástico ou não, que reflete de forma fiel o mundo em que vivemos.
No PRIDE MONTH resolvi montar uma lista com algumas das leituras que fiz que continham personagens LGBT, protagonistas ou não. Esses livros me encantaram em especial pelo fato de terem personagens diversos, mas sem resumi-los a própria sexualidade, mostrando que independente da letra que os represente, sua história é o principal.
É uma lista pessoal, então faltam muitas obras boas aqui, tenho certeza.
Sentiu falta do seu autor/livro preferido? Conta pra gente nos comentários que com certeza queremos aumentar nossa lista de leituras.
Will & Will
Primeiro livro jovem adulto com protagonistas gays a entrar na lista do New York Times, Will & Will é uma daquelas comédias românticas deliciosas que junta dois adolescentes, onde a única semelhança entre eles é o nome, em uma amizade mais improvável ainda.

Garoto Encontra Garoto
Em um ambiente escolar com gays assumidos, drag queens rainhas do baile e que também jogam futebol, Garoto Encontra Garoto apresenta diversos conflitos da juventude, desde aceitação dos pais, religião, ciúmes, e crises de relacionamento, tudo com muito humor e representatividade.

Graham – O Continente Lemúria
Obra do autor nacional A. Wood, Graham tem um protagonista que é um caçador de vampiros. A sexualidade aqui é só um detalhe na vida de Peter, que após perder a família e namorado em um ataque vampiro, dedica suas noites a caçar e exterminar as criaturas malditas.

Magnus Chase e os Deuses de Asgard
Alex Fierro é um dos destaques do segundo livro da trilogia “Magnus Chase e os Deuses de Asgard”, de Rick Riordan. Alex é uma personagem de gênero fluido, se identificando tanto como menino quanto como menina, e faz questão de ser tratada de acordo com seu gênero naquele momento.
Heróis do Olimpo
A saga Heróis do Olimpo, não só traz de volta personagens já conhecidos dos livros de “Percy Jackson e os Olimpianos”, mas dá ainda mais destaque aos personagens Nico e Will, mostrando inclusive o relacionamento entre os filhos de Hades e Apolo.

Exorcismos, Amores e Uma Dose de Blues
Sexualidade é o menor dos problemas do mago Tiago Boanerges. Ambientado no mesmo universo de Neon Azul, obra anterior do autor Eric Novello, Exorcismos mostra a saga do mago para resolver um caso antigo e talvez cair nas graças do conselho de Hórus novamente.

Instrumentos Mortais
Mais um caso em que o personagem LGBT não é o protagonista, Magnus Bane é um daqueles personagens que chega e rouba a cena. Seja pela atitude, seja pela sua história, o bruxo chegou a ganhar um livro solo após o lançamento da saga Instrumentos Mortais.

Diego Vieira
Últimos posts por Diego Vieira (exibir todos)
- Conto | Apenas um olhar - 7 de agosto de 2018
- Conto | Se Eu Fosse Você - 28 de junho de 2018
- 7 Livros Com Representatividade - 26 de junho de 2018
