“Eu Vejo Kate: O Despertar de um Serial Killer” é um thriller psicológico, da autora Claudia Lemes, publicado pela Editora Empíreo, e uma leitura surpreendente.
Na história, a protagonista que dá nome ao livro, Kate, é uma escritora determinada, com um comportamento autodestrutivo, que decide escrever a biografia sobre o serial killer do momento: Nathan Bardel. Nascido na mesma cidade que ela, o assassino foi preso, condenado e executado por seus doze crimes. E, mesmo após um ano da morte de Nathan, Kate quer entendê-lo e se torna obcecada por ele. Ela conhece suas vítimas, seus métodos e tem um acervo de pistas digno de uma investigadora profissional.
Kate escava fundo todos os detalhes do caso Bardel e sem que saiba atrai a atenção do espírito do serial killer. Embora esse seja um detalhe capaz de levar a trama a um nível sobrenatural, vemos que Nathan faz as vezes de narrador, contando a história da escritora por sua própria perspectiva. A trama se desenrola apesar da presença do fantasma e descobrimos que as pesquisas de Kate estão atraindo a atenção de pessoas reais, de carne e osso, e com poder suficiente para ameaçá-la. E se as intimidações não são o bastante, novos assassinatos acontecem com pessoas próximas a Kate. O modus operandi e a assinatura não deixam dúvida: um imitador de Bardel surgiu para aterrorizar ainda mais a vida da escritora.
Kate acaba se aliando ao ex-agente Ryan Olsen, principal responsável pela captura de Bardel, cuja carreira está em declínio. Os dois precisam correr para descobrir quem e por que está tentando impedir Kate e ainda quem é o serial killer imitador. Kate está correndo perigo e o leitor correndo os olhos pelas páginas enquanto aguarda o desenrolar da história.
Sempre gostei bastante dos thrillers policiais, ainda mais os que lidam com serial killers, mas esta é a primeira vez que me deparo com um livro do gênero de uma escritora nacional. Claudia Lemes fez bem o seu dever de casa. É possível vislumbrar o trabalho minucioso que ela teve em criar a história. Tal pesquisa resultou num livro cheio de detalhes perturbadores, mas que passam longe dos clichês hollywoodianos. Não é para menos que o livro recebeu elogios de Ilana Casoy, criminóloga brasileira, autora do livro Serial Killer: Louco ou Cruel.
Claudia também traz personagens verossímeis, com dilemas e defeitos. Os conflitos e intrigas são palpáveis, beirando a realidade. Vez ou outra, acabei parando a leitura, questionando as ações dos personagens, tentando imaginar como lidaria com determinada situação imposta ao longo da narrativa.
A trama se passa no estado americano da Flórida. Acaba sendo compreensível já que as histórias mais famosas de assassinatos em série vêm dos Estados Unidos. Não entendam como crítica, mas como um pedido extraoficial, pois adoraria encontrar um enredo como este acontecendo em terras tupiniquins, ainda mais que a autora é brasileira.
Em nenhum momento a autora deixa a peteca do suspense cair, fazendo com que o leitor siga página após página sem perder o ritmo e doido para saber como será o final da trama. Os capítulos curtos e a linguagem simples facilitam ainda mais neste avanço. A narrativa em primeira pessoa intercala os três personagens, Kate, Nathan e Ryan, deixando tudo muito mais dinâmico e deixando o leitor a par do que está acontecendo. Para os escritores que gostam de se aventurar neste tipo de narrativa fica a indicação para a leitura.
“Eu Vejo Kate: O Despertar de um Serial Killer” é um livro que se destaca dentro do gênero, com uma leitura agradável e muitos aspectos que devem atrair os amantes do suspense.
Camila Servello Aguirre
Últimos posts por Camila Servello Aguirre (exibir todos)
- Resenha | Jantar Secreto - 27 de setembro de 2018
- Resenha | O Casamento - 4 de setembro de 2018
- Resenha | A Fortaleza: Mundo Sombrio - 21 de agosto de 2018
