Ao longo dos anos, muito se questionou, e ainda se questiona, sobre a relevância e o lugar da Escrita Criativa no Brasil. Embora o termo seja insignificante para muitos, abre infinitas possibilidades para os interessados no assunto.
A Escrita Criativa é usada para designar o ensino da literatura como ofício e arte dentro da universidade. Confesso que, por gostar muito de ler e escrever, sempre tive o desejo de aprimorar técnicas de escrita, apesar do famoso e constante “essa profissão não dá dinheiro; só estrangeiro consegue viver disso; você vai morrer de fome”.
Na época do vestibular optei pelo Direito; a profissão que mais tinha a ver com meu perfil. E, devo admitir, foi uma das melhores escolhas que já fiz. As coisas não precisam, necessariamente, se anular. Todo escritor iniciante precisa ter em mente que o mercado editorial é um labirinto e que a competição é grande. Buscar uma profissão com maior estabilidade, no entanto, nunca me impediu de escrever textos relacionados a gêneros diferentes, viver apaixonada pela fantasia, navegar por mares cheios de monstros, anjos, dragões, e pesquisar sobre cursos de aperfeiçoamento da escrita. Um sonho não acaba com a possibilidade do outro.
Eles podem se complementar.
Foi em uma dessas pesquisas que encontrei a informação de que a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), conhecida como o principal polo de Escrita Criativa em ambiente acadêmico, a única a oferecer doutorado nesse campo na América Latina, além da Oficina de Criação Literária, ministrada pelo professor e escritor Luiz Antônio de Assis Brasil, adicionou, a partir do Vestibular de Verão de 2016, o Curso Superior de Tecnologia em Escrita Criativa ao seu rol de opções disponíveis para egresso na faculdade.
Trata-se de um curso de graduação tecnológica inédito no Brasil, mas comum em países como Canadá, Inglaterra e Estados Unidos. Ligada à Faculdade de Letras e integrado à Comunicação Social, o curso abrange conteúdos de áreas como Administração, Marketing, Filosofia e História e é voltado para a criação textual, relações entre literaturas e demais mídias, produção de roteiros teatrais e audiovisuais, crítica, fundamentos estéticos do texto, estudo de textos não literários. Além disso, aborda aspectos de editoração, ilustração e adaptação de narrativas para outras linguagens.
De acordo com o coordenador do curso, Bernardo Bueno, a iniciativa da PUCRS tem como objetivo formar profissionais com experiência na criação de textos literários ou não-literários, abrir novas portas tanto para os amantes de literatura e aspirantes a escritores, como para as demais áreas e adaptá-los a um mercado cada vez mais exigente, faminto por criatividade e flexibilidade, em busca de profissionais versáteis e inovadores com capacidade para exercer atividades que envolvam o texto criativo em suas diferentes formas.
As aulas têm foco principal na gramática, linguística, poesia, narrativa visual, literatura e cinema, além de games e roteiros. Os alunos, inclusive, passam por uma disciplina de empreendedorismo, e entram em contato com laboratórios de criação, literatura de massa (policial, ficção científica, fantasia), autores clássicos e contemporâneos, o mercado editorial, a história do livro, e muito mais.
O curso apresenta quarenta vagas por semestre e é noturno, com duração de dois anos e meio (aproximadamente 1700 horas entre disciplinas presenciais e semipresenciais), e o formando pode atuar como escritor, editor, agente, revisor de texto, redator publicitário e roteirista, em diferentes gêneros e linguagens, utilizando livros, periódicos, ilustrações, internet, mídias sociais, podcasts, editores de texto e imagem. O curso forma profissionais criativos, dinâmicos, inteligentes, artísticos, que saibam mexer com várias formas de linguagens diferentes.
O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) inclui um ensaio teórico e uma criação literária, indo desde coletâneas de contos, poemas, até romances.
Então, fica a dica para não só aqueles que se interessam pelo assunto e planejam cursar a primeira faculdade, como para o público já inserido no mercado de trabalho. É uma excelente oportunidade para quem curte criar e contar histórias. As portas estão abertas, assim como as mentes, com essa nova opção de graduação.
Uma coisa é certa: a Escrita Criativa está sendo cada vez mais reconhecida e o curso é de uma experiência imensurável. Ainda mais levando em conta que é relativamente curto para uma formação; voltado para a prática, sendo indicado para quem quer trabalhar com criação no dia a dia; e uma fonte de conhecimento infindável, usando o ambiente acadêmico para fomentar a criatividade e o aprimoramento de técnicas por meio da troca de experiências entre colegas e profissionais, preparando o egresso para o mercado editorial.
O valor do curso pode ser encontrado no site da PUCRS.
Algumas instituições renomadas que oferecem o curso:
- Columbia University (Nova York, EUA)
- New York University (Nova York, EUA)
- University of East Anglia (Norwich, Inglaterra)
- University of Iowa (Iowa, EUA)
- University of Oxford (Oxford, Inglaterra)
Lembrando que a PUCRS também oferece:
- Oficina de Criação Literária que pode ser encontrada aqui.
- Um mestrado em Escrita Criativa: 12 vagas/ano.
- Um doutorado em Escrita Criativa: 10 vagas/ano.
- Um curso de extensão à distância.
Referências:
- http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/educacao/noticia/2015/09/pucrs-passara-a-oferecer-curso-superior-de-tecnologia-em-escrita-criativa-a-partir-de-2016-4838974.html
- http://www3.pucrs.br/portal/page/portal/faleuni/faleuniCapa/faleuniGrad/EscritaCriativa
- http://www.pucrs.br/portal/?p=noticias&n=1441050128.html
- https://www.youtube.com/watch?v=WeOM3k64LGg
- https://pt.wikipedia.org/wiki/Escrita_criativa
Por: Vitória Castro
Foto: RGB Stock
