A missão de proteger o forte estava indo muito bem hoje. Um garoto tentou sujar o quintal com alguns panfletos, mas expulsei ele antes que pudesse deixar qualquer coisa no chão; o Fred apareceu, entregou… Mais
Conto | Lady Ruby
Na penumbra, Maya não consegue ver o rosto do seu companheiro dessa noite e, portanto, não sabe se é feio ou bonito. Ah, mas ela arriscaria dizer que é bonito. É inegável que o homem impunha sua presença desde que entrara no quarto. Alto, ombros largos, corpo esguio e uma bunda redonda formando um belo contorno na calça social. Ela vê tudo isso na sombra da sua silhueta na parede, em um olhar furtivo. Seu perfume amadeirado e com um toque de tabaco enche o ambiente e ela engole em seco, meio inebriada. Continuar lendo “Conto | Lady Ruby”
Conto | Uma Quarta Qualquer
Miguel desembarcou do trem junto com uma multidão de outros torcedores. Ele havia se acostumado ao empurra-empurra do desembarque em dias de jogos e a torcida cantando a todo vapor. Hoje, escutava alguns pequenos berros isolados e o desembarque aconteceu sem nenhum empurrão. Apesar do número baixo de torcedores, Miguel enxergava um estranho e contido otimismo nos rostos dos que haviam saído de casa naquela quarta-feira fria. A previsão era de 20 mil pessoas, um público baixo para um jogo eliminatório do seu time, mas depois de uma derrota por 3×0 fora de casa e com o futebol que eles vinham jogando ultimamente, 20 mil loucos em uma noite daquelas era quase um milagre.
Resenha | Confissões
Kanae Minato possui uma fluidez invejável com as palavras. Enquanto escreve, tece uma história repleta de sensações, capaz de prender o leitor e só deixá-lo partir após o último ponto final. Confissões é o seu romance de estreia, lançado em 2008 no Japão e em 2017 aqui no Brasil, com tradução de Rogério Bettoni. Continuar lendo “Resenha | Confissões”
Conto | A Corrida de Ptemo
No início, havia apenas quatro deuses em toda a Tixasinece. Ptemo, o imparável, corria ao redor das três irmãs Uralta, Garlura e Dindoprefuda por uma eternidade e nada parecia capaz de impedí-lo. Há muito ele prometeu nunca dar fim a sua corrida e, assim, ele fazia cumprir com a sua palavra. Apesar da grande determinação, o deus já estava cansado de sempre percorrer os mesmos caminhos. Assim, ele decidiu pedir ajuda às três deusas que lhe responderam em uníssono:
— A sua força de vontade muito nos impressiona, mas você não é o único atingido pelo vazio no ventre de Tixasinece. Nos conceda filhos para curar nossa solidão e nós moldaremos pistas dignas de sua corrida eterna.
Poema | Garota Reinventada
Ela caminha pelas ruas da Zona Sul, o vento alvoroçando os cabelos curtos, a saia tremulando ao seu redor e a mala de rodinhas batendo no chão de pedras portuguesas.
A cabeça sempre baixa, encarando os próprios sapatos. Atenção nos buracos. Mas quando levanta o olhar, o preto reluz ao ver o mar. E ela baila pelas ruas arborizadas feito uma pluma no ar salgado.
De vez em quando lembra a si mesma de olhar pra frente, com ares de quem quer capturar as imagens e guardar pra sempre em seu cérebro a bela arquitetura e decoração.
Ela é uma peça bruta num castelo de cristal. Se admira de todos os movimentos, o vai e vem dos pedestres, hóspedes, cachorrinhos… É um mundo tão diferente do seu, mas ela aos poucos vai se chegando, conquistando o seu espaço, levantando os olhos e voltando a face ao céu.
Como chuva de verão, ela chega com um aroma de novidades. Ela é tão inteira que não cabe em qualquer metade. Ela transborda. Extravasa. Ela é só uma garota comum que reinventou a sua realidade.
Conto | A vingança de Tixasinece
É dito que, antes do início, a deusa Dana flutuava no vazio escuro e frio que era ela sofrendo as dores de sua inexistência. Sua boca, seca e roxa, gritava por ajuda, mas não havia ninguém além dela própria que pudesse ouvir seus pedidos por socorro. Seus dedos, frágeis e azulados, tentavam agarrar o nada ao redor e do qual era feita. Com ele talvez fosse capaz de criar algo quente e luminoso que a tirasse de sua condição infeliz, no entanto a matéria do vazio sempre escapava de seus punhos tal como a água escorre de mãos mortais.
O frio ainda ocupava todo o vácuo quando, certa vez, antes do próprio tempo, a deusa abraçou a si mesma tentando se proteger da baixíssima temperatura. Seu esforço, porém, era inútil. As suas mãos, assim como seus braços e todo o seu corpo, eram tão frios como o nada que era ela e a rodeava. Não havia como escapar dele.
Conto | Curimbatá
Recolho a linha irritado, não tenho paciência para pescar curimba. Adoro a pesca do dourado, o valente lutador que ataca a presa com convicção e que, quando fisgado, salta por conta própria sobre a linha d’água como quem dá um recado de que lutará com galhardia até o fim para não ser privado de sua liberdade.
Já a curimba parece envergonhada ao cercar a isca, como um urubu que voa em círculos sobre a carniça, dá uma bicada e avoa de novo. Parece valorizar mais o balé orquestrado pelas correntes de ar do que a própria refeição putrefata.
Lista | Top 10 – Adaptações de livros em 2020
Chegou a hora de conhecer as principais adaptações literárias para o cinema no ano que se inicia. Do romance ao terror, opção é o que não vai faltar. Confira a nossa lista:
10º – O Chamado da Floresta
Típico filme de Sessão da Tarde, no melhor dos sentidos, O Chamado da Floresta é baseado no conto homônimo de Jack London. A história narra a saga do cachorro Buck, que é roubado de uma fazenda na Califórnia e vendido como puxador de trenó no Alasca. Com Harrison Ford e grande elenco, o longa tem estreia marcada para 14 de fevereiro. Continuar lendo “Lista | Top 10 – Adaptações de livros em 2020”
Resenha | Questões Fundamentais da Escrita Criativa
Considero poucos ofícios tão complexos quanto a escrita. E se essa escrita for criativa, então podemos incluir uma pitada de especificidade. No intuito de esclarecer as principais questões que afligem autoras e autores, Kátia Regina Souza nos presenteou com as Questões Fundamentais da Escrita Criativa (Editora Metamorfose, 2019), um livro fundamental para quem também está em busca de respostas.
Nas 176 páginas dessa obra, Kátia conversa com autores e artistas brasileiros buscando refletir sobre questões do tipo “como transformar uma ideia em história”, “o que é um texto de qualidade”, “como funciona o processo criativo”, “o que muda de acordo com o público-alvo” e “como evitar o bloqueio criativo”.
Continuar lendo “Resenha | Questões Fundamentais da Escrita Criativa”
Lista | 7 livros para comprar na Black Friday
Mantendo a tradição do Conte Histórias, indicamos sete obras, dos mais diferentes gêneros, para serem adquiridas na próxima Black Friday. E para evitar que nossos leitores caiam em roubadas, pesquisamos todos os preços com antecedência.
Então, tomem nota: Continuar lendo “Lista | 7 livros para comprar na Black Friday”