Notícia | Aniversariantes do Dia – 02/01/20182 min de leitura

Hoje no Conte Histórias lembramos de alguns aniversariantes que fazem a diferença no mundo literário:

Daisaku Ikeda

foto 1 254x300 - Notícia | Aniversariantes do Dia - 02/01/2018

Nascido em 1928 em Tóquio, Japão, Ikeda é filósofo, escritor, fotógrafo, poeta e líder budista japonês. Como meta de vida, estabeleceu propagar o budismo de Nichiren Daishonin para o mundo.

Com o intuito de promover a paz, a cultura e a educação, fundou instituições educacionais em vários países, incluindo o colégio Soka, no Brasil. Além das escolas, é sócio correspondente da Academia Brasileira de Letras, redige e entrega anualmente a ONU uma proposta de paz e ainda promove encontros com líderes políticos para promover diálogos entre os países.

Na literatura, é autor de ensaios, romances e poesias. Suas principais são obras Diálogo Sobre a Juventude, Felicidade e Uma Paz Duradoura. A série Nova Revolução Humana, ainda em produção, terá 30 volumes, e sua predecessora, Revolução Humana foi adaptada para anime por Shingo Araki, o mesmo de Cavaleiros do Zodíaco.

“Não faz mal que seja pouco, o que importa é que o avanço de hoje seja maior que o de ontem.”

Isaac Asimov

FOTO 2 300x300 - Notícia | Aniversariantes do Dia - 02/01/2018

Nascido na Rússia e criado nos Estados Unidos, bioquímico, professor e autor, Asimov (1920-1992) é considerado um dos três mestres da ficção cientifica, junto com Robert A. Heinlein e Arthur C. Clarke.

Autor prolífico, vendeu sua primeira história para a revista ” Amazing Stories” aos 19 anos. Com 38 anos, deixou de lecionar na universidade de Boston para se dedicar a escrita em tempo integral. Mesmo mundialmente conhecido pela ficção cientifica, a maioria de suas obras é de nao-ficção, passando também por gêneros como mistério e fantasia, somando-se mais de 500 livros, incluindo Colapso do Universo, O Cair da Noite, O Fim da Eternidade e a série Fundação. Algumas delas ainda obtiveram adaptações para o cinema como “Eu, robô” e “O Homem Bicentenário”.

“Se meu médico dissesse que só tenho seis minutos de vida, eu não ficaria alarmado, só começaria a escrever mais rápido.”

Naoki Urasawa

foto 3 300x200 - Notícia | Aniversariantes do Dia - 02/01/2018

Natural de Tóquio, Japão, Urasawa (1960), é mangaká profissional e formado em economia. Ensinou “expressão moderna” como convidado na universidade de Nagoya Zokei e nas horas vagas é vocalista e guitarrista de uma banda de rock.

Com mais de trinta anos de carreira possui vários prêmios no currículo, incluindo Shogakukan Manga Award, Tezuka Osamu Cultural Prize, Kodansha Manga Award e o Eisner. Dentre seus principais trabalhos temos 20th Century Boys, Pluto e Billy Bat. Das suas obras, Yawara!, Master Keaton e Monster ganharam adaptação para anime.

“O grande segredo de quebrar as regras é fazer parecer que você as está seguindo”

b20bf761df38fabb81a3b6a1771646f2?s=250&d=retro&r=g - Notícia | Aniversariantes do Dia - 02/01/2018
Últimos posts por Diego Vieira (exibir todos)