Resenha | A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil2 min de leitura

Embora o título da obra automaticamente remeta ao clássico “A Jornada do Escritor” de Christopher Vogler, não espere encontrar mais um manual de escrita criativa com estruturas prontas. E nem era essa a intenção de Kátia Regina Souza. Nas 173 páginas de “A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil”, a autora gaúcha busca desvendar o cenário da literatura fantástica brasileira desde o processo criativo, passando pelas angústias do ofício, até chegar à publicação.

A autora, autografando um livro.
Kátia Regina Souza

O caminho encontrado por Kátia para traçar o mapa dessa jornada foi dar voz a personagens que fizeram e fazem o percurso: os próprios autores. Em 52 entrevistas, podemos conhecer mais sobre o início da carreira e as experiências vividas por escritores de diferentes lugares e diversas faixas etárias de forma a construir o caminho das pedras para quem sonha seguir pelo mesmo o trajeto. Usando um velho clichê literário, o livro funciona como um mentor. E dos bons.

Entre os escolhidos para vestir o manto da mentoria estão figuras conhecidas como Ana Lúcia Merege, André Vianco, Carlos Orsi, Eduardo Spohr, Eric Novello, Fábio M. Barreto, FML Pepper e Rubens Lucchetti, provando ser possível viver da escrita desde que, como bem definiu Raphael Draccon, o autor viva a escrita. Parece óbvio, mas é sempre bom reforçar para quem desanima diante do primeiro obstáculo.

A realidade é que não faltam provações nessa jornada e a autora faz questão de deixar isso claro. Além do grilo falante azucrinando a cabeça do escritor até que ele coloque para fora todas as histórias da sua mente, existem vários percalços como o mercado enxuto, as armadilhas de algumas “editoras” que cobram fortunas para publicar, e a própria vida, muitas vezes nos obrigando a trabalhar onde não temos prazer enquanto batalhamos pela profissão amada. Para os que não desistem, “A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil” já nasce como leitura obrigatória.

e304c31e573a310864b6992dfcf3d92c?s=80&d=retro&r=g - Resenha | A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

Michel Costa

Mineiro de São João Del Rei, tomou gosto pela arte de contar histórias no mesmo período da infância em que foi apresentado às HQs da Marvel e da DC Comics. Fanático por futebol, é coautor de “É Tetra! A conquista que ajudou a mudar o Brasil”, livro lançado em 2014. Atualmente, mergulha no mundo da literatura para trazer à tona histórias fantásticas que ficaram aprisionadas em algum lugar do passado.
e304c31e573a310864b6992dfcf3d92c?s=80&d=retro&r=g - Resenha | A Fantástica Jornada do Escritor no Brasil

Últimos posts por Michel Costa (exibir todos)

Comentários

comentários

Deixe seu comentário. É importante para nós! ;)