Resenha | Como Melhorar um Texto Literário2 min de leitura

Os livros da série “Guias do Escritor” (editora Gutenberg) têm se mostrado uma surpresa à parte. Já apresentamos aqui três volumes da série: “Os Segredos da Criatividade”, “Como Narrar uma História” e “Como Escrever Diálogos”. Agora é hora de trazer a resenha do livro “Como Melhorar um Texto Literário”, dos autores Lola Sabarich e Felipe Dintel.

A linguagem leve, capítulos bem escritos e explicativos, e a leitura fluida tão presente nos volumes anteriores se repete, mostrando que são tópicos obrigatórios nos livros da série. Tudo isso contribui para que o livro fique com aquela cara de manual para ser consultado sempre que houver necessidade.

De toda a série, esta foi uma das leituras que mais aproveitei, e da qual pude coletar preciosas dicas. Existe uma grande diferença entre o mostrar e o simplesmente falar, e o livro nos expõe muito bem quais são essas diferenças e como usá-las, através de exemplos e exercícios, para melhorar a qualidade do texto. Para prender o leitor é importante dominar este quesito, mais conhecido como “show, don’t tell” (mostre, não conte). Além disso, saber quando resumir uma informação é muito bem explorado com um capítulo inteiro para o ensino da técnica, afinal prender o leitor requer a capacidade de resumir e não entregar tudo de cara. Já o capítulo destinado ao uso do triângulo: moldura, ação e atmosfera, traz como manipular estes elementos de maneira a causar uma melhor imersão do leitor ao longo da construção da cena.

Captar a atenção do leitor com o nosso texto torna-se algo muito mais efetivo quando colocamos em prática o que aprendemos com essa leitura. Primordial ainda é saber dominar bem o ritmo da narrativa, mais lento ou mais rápido dependendo do que você quer passar. Em “Como Melhorar Um Texto Literário” encontramos este tópico finalizado com uma tabela prática que deve estar sempre à vista.

Escrever pode parecer muito mais um trabalho intuitivo, porém, após esta leitura, fica evidente tudo que deve ser levado em consideração não apenas quando estamos com o papel e caneta na mão, mais também na hora da revisão. Há muita coisa necessária ao texto e, muitas vezes, não estamos atentos se estas técnicas estão bem aplicadas e dosadas da melhor maneira. Após mergulhar nas páginas deste livro, sem dúvida alguma, o ato de escrever se torna muito mais programado. Ao usar todas as técnicas e dicas conseguimos aprimorar o que, inicialmente, pode ter parecido bom a uma primeira leitura.

“Como Melhorar um Texto Literário” é um manual imprescindível, sempre ao lado e com seus ensinamentos enraizados na cabeça do escritor.

Camila Servello Aguirre

Nasceu no interior de São Paulo e atualmente mora na capital, onde vive dividida entre suas duas maiores vocações: a veterinária e a literária. Embora fique maluca de pedra tentando se desdobrar entre ambas, não trocaria a caneta, muito menos a maloqueira Picanha, sua goldenlícia. Teve seu primeiro livro, “Os Cinco Demônios”, publicado em 2015 e já tem novos projetos em andamento. Atormentada por ideias, se diverte torturando o leitor com histórias cheias de reviravoltas.

Últimos posts por Camila Servello Aguirre (exibir todos)

Comentários

comentários

4 comentários em “Resenha | Como Melhorar um Texto Literário

  1. Tem um que gosto muito que é a ‘jornada do escritor’… Um clássico né… Vc deve conhecer…outro clássico, mas ainda não li, é ‘a jornada do herói’

    1. Oi Tiago! Já ouvi falar desse livro, aliás, está na minha lista de próximas aquisições e, agora com a sua indicação, já está no topo da lista. 😉 Espero poder ler em breve. Abraço.

Deixe seu comentário. É importante para nós! ;)