Resenha | Stories of Your Life And Others4 min de leitura

Se você é um amante da ficção científica e está em busca de uma leitura desafiadora e extremamente original, Stories of Your Life And Others pode ser a escolha ideal para você. Nesta obra vencedora do Locus Award na categoria Melhor Coletânea, Ted Chiang nos presenteia com alguns dos melhores e mais ousados contos e noveletas da ficção científica contemporânea.

A coletânea conta com as oito primeiras histórias do autor, e inclui nada menos que três histórias vencedoras do Nebula Award e uma do Hugo Award. Cada uma delas é única e nos provoca o pensamento, forçando o leitor a adotar outros pontos de vista e a pensar fora da caixa.

The Tower of Babylon é um bom exemplo disso. Nesta noveleta, vencedora do Nebula Award, acompanhamos a maravilhosa jornada de um jovem minerador da cidade de Alam rumo ao topo da famosa torre, com o objetivo de ajudar nos esforços para atravessar o teto do céu.

Division By Zero nos leva a questionar o que aconteceria caso houvesse prova de que um dos axiomas mais elementares da matemática não passasse de uma premissa falsa, invalidando séculos de estudos e trabalhos científicos construídos em cima de mentira tão básica e elemental.

Em Understand conhecemos a história de um homem que recebe drogas experimentais para curar danos cerebrais sofridos em um episódio de afogamento, e cujos efeitos colaterais provocam o crescimento exponencial de suas habilidades intelectuais e motoras. Se você gosta de filmes como Sem Limites (Limitless, 2011) e Lucy (2014), este conto lhe cairá como uma luva, destacando-se como uma das melhores histórias desse gênero.

Vencedor do Nebula e indicado ao Hugo, a novela que empresta seu nome a coletânea, Story of Your Life, é uma das histórias mais interessantes e provocativas da coleção. Nela acompanhamos a Dra. Louise Banks, encarregada pelo exército de comunicar-se com uma raça de alienígenas radialmente simétricos que fizeram o primeiro contato. A história também é salpicada por lembranças da sua filha. Para comunicar-se com os heptapods, ela precisa entender as duas línguas alienígenas, Heptapod A, a língua falada, e Heptapod B, a língua escrita em espirais. Ao longo do processo de aprendizado, ela percebe que seu entendimento da escrita dos heptapods começa a afetar sua própria percepção do tempo, e sugere um universo determinístico onde o livre arbítrio pode ser exercitado apenas ao não afetar o resultado dos eventos. Isso é sugerido também pela estrutura da história, cujo começo e final são escritos no presente, enquanto todo o resto da história é escrita no passado. Story of Your Life está sendo adaptada para o cinema no filme Arrival, que tem seu lançamento marcado para o fim do ano.

Dentre as outras histórias da coletânea, o destaque fica com a noveleta Hell Is The Absence of God, vecedora dos prêmios Hugo, Nebula e Locus. Nela somos apresentados a um mundo onde a existência de Deus, almas e o inferno são prováveis, onde milagres fazem parte do dia-a-dia das pessoas, e visitas angelicais são comuns, embora não necessariamente boas. Nessa história a esposa do protagonista morre por conta de uma aparição angelical cujas chamas estouraram as vidraças do café onde ela estava. O autor a classifica como fantasia, pois o método científico não se aplica ao universo da história.

Apesar de ter publicado apenas 15 histórias até o momento, Ted Chiang (49) é um dos jovens autores mais premiados e consagrados da atualidade e nos entrega uma obra espetacular. Infelizmente nenhuma de suas histórias foi traduzida para a língua portuguesa, mas se o inglês não é uma barreira para você, Stories of Your Life And Others é definitivamente uma obra que merece o seu tempo.

Algumas das histórias que compõem a coletânea estão também disponíveis gratuitamente na Internet. O livro pode ser encontrado facilmente no formato digital, mas se você tem interesse numa cópia física, pode encontrá-la na Amazon.

Dyego Maas

Catarinense nascido um ano antes do lançamento do telescópio espacial Hubble, trabalha com desenvolvimento de software há oito anos em Blumenau. Leitor ávido de ficção científica e fã do terror cósmico lovecraftiano, adora ouvir audiobooks durante as peregrinações diárias para o trabalho. Jogador de videogame, aprecia jogos indie com sutilezas estéticas e foco narrativo. Num momento de loucura, vislumbrou uma realidade alternativa onde seu ganha pão vinha não de programas de computador, mas de histórias, e já que não pode viajar para aquela realidade, decidiu mudar a própria.

Últimos posts por Dyego Maas (exibir todos)

Comentários

comentários

2 comentários em “Resenha | Stories of Your Life And Others

Deixe uma resposta