Resenha | Como Escrever Diálogos

Por: Camila Servello Aguirre

Da série Livros para Escritores

Chegamos à cereja do bolo. Sem dúvida alguma, diálogos são o ponto alto de qualquer história. Ao ler um livro, ou ver um filme, você dificilmente irá se lembrar das partes descritivas ou das cenas que mostram apenas uma paisagem, uma casa, alguém comendo um sanduba. Mas tenho certeza de que você tem algum diálogo da sua história preferida na ponta de língua. Ouso arriscar que um dos motivos de você adorar a história é este diálogo em questão. Sabe por quê? Diálogos marcam! Então é de se esperar que esta seja a ferramenta mais poderosa de um escritor. Não estou superestimando o poder do diálogo. Qualquer boa história pode fracassar se não tive diálogos bem construídos. Já sabendo de tudo isso é claro que as expectativas para este livro seriam astronômicas. Aliás, a frase: “Uma boa história pode fracassar se não houver um bom diálogo”, é incessantemente repetida neste livro, como um mantra.

Se o livro anterior é de leitura obrigatória, este é o livro que o escritor deve sempre tê-lo consigo nos momentos de escrita, do lado, ao alcance da mão, carregando na bolsa, levando para o trabalho, em destaque na escrivaninha. Estou falando sério. Durante o processo de escrita e revisão sugiro que você tenha o livro bem junto a você. Abrace-o e trate com carinho.

Nem preciso dizer o quão gostosa é a escrita da Silvia. Chega a ser repetitivo o que irei dizer, mas se você perdeu as resenhas anteriores – que crime! – precisa saber que “Como escrever diálogos” segue a mesma linha de exposição que vemos na série Guias para o Escritor. Cada tópico é devidamente explorado. As exemplificações são fáceis de entender. O aprendizado ímpar, com cada capítulo agregando o que foi exposto no anterior. Estes são alguns motivos para se ter este livro.

Não só Como escrever diálogos é um livro que vale muito a pena se ter, mas também todos os livros da série. Li os três livros que acreditei que mais me ajudariam na incessante busca da escrita perfeita e não me arrependi. Me sinto uma escritora melhor, embora, ainda precise reler cada um destes livros à exaustão para gravar muito bem cada uma das lições aprendidas.

Escrever não é uma tarefa fácil e, como em qualquer profissão, não podemos depender apenas da intuição para produzir um material de qualidade. Um médico não salva um paciente baseado exclusivamente no que acha ser o certo. Escritores também não devem fazê-lo. Conhecimento técnico, em nosso meio, também é determinante. Por isso, este livro, bem como seus antecessores, estão mais do que indicados. Leiam, estudem e escrevam melhor sempre!


Card alaranjado com a foto e a mini bio da escritora Camila Aguirre. A foto dela está do lado esquerdo, com o nome logo embaixo. Ao lado da foto, do lado direito do card, está escrito a mini bio da escritora.

 

Anúncios

2 comentários em “Resenha | Como Escrever Diálogos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s