Resenha | Como Narrar Uma História3 min de leitura

Da série Livros para Escritores

Recentemente resenhei o primeiro livro da Série Guias do Escritor – “Os segredos da Criatividade”, também da escritora Silvia Adela Kohan. Resolvi seguir com a minha leitura e resenha, partindo para aquele que julgo ser o próximo livro da série. Como não há definição de qual volume segue a continuação do outro e, claro, não há uma sequência obrigatória de leitura, acredito que o livro “Como Narrar uma História” seria o próximo da lista. Então, trago hoje, sua resenha. Ainda que não haja este mapa de qual caminho sua leitura deve seguir, fica evidente que o primeiro livro te prepara para este. Se você já sabe como funciona a criatividade, então, está na hora de começar a escrever.

Parece que dar dicas valiosas é a especialidade da autora. Silvia mantém a fluidez e leveza que havia no primeiro livro, deixando cada página tão gostosa de ler que a leitura ganha um ar muito mais dinâmico. Este segundo livro é OBRIGATÓRIO – sim, com letras maiúsculas, garrafais e, se preciso for, em negrito – na nossa biblioteca. Não estou exagerando. Com certeza, a fase da escrita é a parte mais gostosa de se viver, logo, saber narrar uma história é primordial. Por isso, indico esse livro como peça chave para este aprendizado. Honestamente, me surpreendi muito com cada capítulo. Não é para menos que considero este um livro de cabeceira, que deve estar sempre à mão. Daí mais um motivo para a obrigatoriedade de tê-lo em seu acervo.

A apresentação do livro segue a mesma linha inerente à série e, aparentemente, também à escritora; jeito de manual, extremamente didático e uma aula sobre o tema. Nem preciso dizer o quanto gostei dessa leitura e estudei sem perceber que estava estudando. A coesão entre os capítulos te leva sempre a crescer no aprendizado. Um tópico leva a outro e sempre o próximo assunto engrandece o anterior.

Antes mesmo de começar a escrever, sugiro que você dê uma lida neste guia. Assim como eu, você irá aprender que, antes mesmo de dedilhar o teclado do PC ou destampar a caneta, existe uma série de tópicos que você precisa afinar. É preciso concatenar muito bem as ideias e saber para onde a sua história vai, seja um romance ou um simples conto. Escrever é uma questão de planejamento e quanto mais completo e detalhado for esse planejamento, melhor será a sua escrita. Com a autora, é possível entender o passo-a-passo na hora de criar uma trama, sabendo como trabalhar personagens, suas ações e consequências. Como Narrar uma História irá te dar o caminho para afiar sua ideia, deixando-a o mais agradável para o leitor.

Resumindo, invista tempo com a leitura deste livro. A base da escrita se encontra nestas poucas páginas e eu aposto que você se sentirá ainda mais apto a escrever após esta preciosa leitura.

Camila Servello Aguirre

Nasceu no interior de São Paulo e atualmente mora na capital, onde vive dividida entre suas duas maiores vocações: a veterinária e a literária. Embora fique maluca de pedra tentando se desdobrar entre ambas, não trocaria a caneta, muito menos a maloqueira Picanha, sua goldenlícia. Teve seu primeiro livro, “Os Cinco Demônios”, publicado em 2015 e já tem novos projetos em andamento. Atormentada por ideias, se diverte torturando o leitor com histórias cheias de reviravoltas.

Últimos posts por Camila Servello Aguirre (exibir todos)

Comentários

comentários

Um comentário em “Resenha | Como Narrar Uma História

Deixe seu comentário. É importante para nós! ;)